domingo, 28 de junho de 2015
Crise no Futebol Brasileiro
O país do futebol
O século XX foi, no Brasil, o século do futebol. Desde sua introdução
no país, o antigo “esporte bretão” passou por um verdadeiro processo de incorporação
cultural até se constituir no que os brasileiros chamam de “a paixão nacional”, como
se com isso quisessem afirmar que o futebol é quase uma propriedade nossa, que
fomos talhados para o futebol, que não só o nosso futebol é o melhor do mundo,
como o país é o lugar do mundo onde mais se ama e se entende o futebol. Tudo isso
está bem sintetizado no epíteto “Brasil, país do futebol”, já solidificado não só no
imaginário nacional, mas também fora do país, principalmente em decorrência da
supremacia brasileira em Copas do Mundo, após as quatro conquistas (1958/1962/
1970/1994).
Mais do que uma paixão, o futebol foi um elemento primordial na história
recente do país, em sua transição de uma sociedade rural para uma moderna sociedade
urbana e industrial. Como vários estudiosos destacaram, o futebol no Brasil foi um
poderoso mecanismo de integração social, de solidificação de uma identidade nacional,
além de revelar certas características imaginadas da “alma brasileira” (LEVER;
DAMATTA; LEITE LOPES; HELAL; 1983, 1982, 1994, 1997). Foi através do futebol
que os brasileiros puderam integrar “Estado nacional e sociedade e sentir a confiança
na nossa capacidade como povo que podia vencer como país moderno, que podia,
também, cantar com orgulho seu hino e perder-se emocionado dentro do campo
verde da bandeira nacional.” (DAMATTA, 1994, p. 17).
No entanto, próximo do final do século XX, particularmente a partir de
fins da década de 70, se começa a falar de uma “crise” no futebol brasileiro. Essa
crise manifesta-se, por exemplo, na queda progressiva do número de espectadores
das partidas de futebol, no aumento da violência nos estádios (principalmente entre as
chamadas “torcidas organizadas”), na evasão de jogadores para o exterior e no crescente
endividamento financeiro dos clubes. Inicialmente sentida e dramatizada pela imprensa
esportiva, a crise do futebol passou a ser objeto de alguns estudos acadêmicos que
procuraram detectar quais os problemas que afligiam o futebol brasileiro e apontar
algumas alternativas (HELAL; MURAD; TOLEDO; 1994 e 1997, 1996, 1996).
É preciso notar que, mesmo após a vitória na Copa do Mundo de 1994,
a despeito de uma breve atenuação, esses problemas persistiram, levando a Confederação
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Brasileira de Futebol (CBF) a organizar, em agosto de 1996, um seminário para discutir
o assunto (HELAL, 1997, p. 18). Assim, a crise ressurge com força no final dos
anos 90 e, em 2000, no último ano do século, paradigmaticamente, pareceu atingir
seu ponto mais dramático, com escândalos envolvendo altos dirigentes e acusações
de corrupção e fraudes que atingiram o ex-técnico da seleção brasileira, Wanderley
Luxemburgo. Esses fatos culminaram na instauração de duas CPIs na Câmara e no
Senado Federal. Paralelamente, a CBF solicitou à Fundação Getúlio Vargas um “Plano
de Modernização do Futebol Brasileiro”, cujo diagnóstico inicial já foi apresentado à
imprensa em dezembro de 2000, apontando os seguintes problemas: a) falta de ética
profissional; b) falta de credibilidade; c) falta de qualificação para dirigentes e árbitros;
d) baixos salários para a maioria dos jogadores e salários elevados para poucos; e)
falta de liderança por parte da CBF; f) calendários confusos. Em meio a isso, o
campeonato brasileiro de 2000, elaborado desta vez pelos próprios clubes, foi
considerado um fracasso. Mais de cem times, divididos em três módulos, disputaram
a competição que teve uma média de público baixíssima (menos de 11 mil pagantes
por partida) e um desfecho trágico na partida final, quando o alambrado do Estádio
São Januário se rompeu, causando um acidente que deixou um saldo de 168 pessoas
feridas. Campeonatos organizados livremente pelos clubes, sem a interferência da
CBF, eram apontados na mídia como uma das soluções para a crise. Isto não ocorreu
e um sentimento de descrença tomou conta dos articulistas dos maiores jornais do
país.
Estamos, assim, diante de um cenário de descrédito em relação às
instituições que controlam o futebol, cujo resultado reflete-se no distanciamento dos
torcedores. Um aparente desinteresse dos brasileiros em relação ao futebol se faz
sentir e incomoda por ser um fenômeno surpreendentemente novo. A tal ponto que
alguns analistas começam, informalmente, a questionar a própria importância do futebol
no Brasil. Recentemente, um colega antropólogo, ao ser perguntado por um repórter
do O Globo (01/10/2000) sobre os impactos da derrota do futebol brasileiro nas
Olimpíadas, respondeu diretamente: “Nenhum. O orgulho nacional não sofre mais
com as derrotas. Há uma diversificação de interesses em outras modalidades de esporte
e lazer, o futebol já não tem tanto peso”. E conclui: “a pátria calça chuteiras cada vez
menores”, em alusão a uma famosa imagem brasileira - a pátria de chuteiras - cunhada
pelo dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues para expressar a relação que sempre
concebemos entre identidade nacional brasileira e seleção de futebol1
.
À parte um certo radicalismo, a frase talvez expresse um sentimento ou
um “clima” que começa a se divisar nesse fim de século. Se compararmos a situação
atual com a forte carga emocional expressa na derrota da Copa de 50, por exemplo,
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ou no tricampeonato em 70, podemos mesmo especular sobre o fato de estarmos
assistindo a um declínio do interesse pelo futebol. Hoje, ao contrário de décadas
atrás, seria lícito perguntar, afinal, se o Brasil está deixando de ser o país do futebol.
Caso analisemos esta questão do aspecto técnico e menos das
representações do futebol no imaginário nacional, o ex-jogador e atual comentarista
Tostão vem enfatizando, em suas colunas no Jornal do Brasil, que não jogamos mais
o melhor futebol do mundo. A mesma idéia foi transmitida pelo ex-técnico da seleção
brasileira, Wanderley Luxemburgo, falando das qualidades apresentadas pela seleção
nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Os dois estariam dando a entender
que o Brasil vem deixando de ser (como afirmávamos até um passado muito recente)
a maior potência do futebol mundial. Poderíamos ver nessas declarações outros indícios
de que os brasileiros começam a questionar a idéia de que o Brasil seja ainda o país do
futebol. A questão em si, isto é, sua própria condição de possibilidade – uma vez que
fazê-la, por exemplo, em 1970, seria absurdo – já nos permite vislumbrar que o nosso
futebol vem passando por importantes mudanças, e que essas são percebidas pelos
agentes do universo futebolístico como uma “crise”.
O objetivo deste ensaio é justamente refletir sobre a chamada “crise” do
futebol brasileiro e avaliar suas reais dimensões. Procuraremos articular o tema com
as mudanças ocorridas na sociedade brasileira nas últimas décadas, com a chamada
globalização, ou melhor, com as transformações culturais decorrentes do processo
de globalização.
Certamente, uma reflexão desse tipo leva muito de especulação, já que
estaremos analisando um processo em curso, não acabado. No entanto, cabe aqui um
exercício que será ao mesmo tempo um balanço do papel do futebol na passagem de
uma sociedade tradicional e rural para uma sociedade moderna e urbana (com todas
suas contradições e conflitos), bem como um esboço do que poderá ser seu papel
quando essa mesma sociedade adentrar a pós-modernidade. Em síntese, ao final de
nosso ensaio pretendemos deixar aberta a seguinte provocação: se, no século XX, o
futebol ocupou um papel preponderante na história e na formação da identidade cultural
do Brasil: o mesmo ocorrerá no século XXI?
Mas, antes, é preciso retroceder um pouco, para colocar em perspectiva
o atual momento do futebol brasileiro. Se a situação presente é conceituada como
uma “crise” é porque se o faz em comparação a algum outro momento (passado) em
que essa crise não se colocava. Aqui acreditamos poder fazer um recorte mais ou
menos arbitrário e contrapor à situação atual ao período que vai da década de 30 a 70:
fase que poderíamos chamar de “anos dourados” do futebol brasileiro e que tem
como pontos inicial e final a instauração do profissionalismo (1933) e a conquista do
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tri-campeonato mundial (1970). Nossa intenção é analisar separadamente esses dois
períodos, procurando destacar o modo pelo qual o futebol brasileiro foi e vem sendo
construído – e ajudando a construir uma idéia correspondente de sociedade – nesses
dois momentos.
Futebol e Nacionalismo no Brasil: o papel da imprensa
O futebol foi introduzido no país num período em que se iniciavam
importantes mudanças na sociedade brasileira. Saíamos de um regime monárquico,
baseado na produção escravocrata para um sistema republicano, não-escravagista.
Com isso, um tipo de sociedade basicamente rural e agrária iniciava um processo de
urbanização e lenta industrialização. Nas primeiras décadas do século XX, o país
assiste a um crescente processo de migração para as cidades, dando início à formação
de um proletariado urbano. Trazido ao país por imigrantes ingleses, o futebol foi
absorvido por setores da nova elite urbana, que não viam com bons olhos a participação
das classes populares, principalmente negros e mestiços. As primeiras décadas são
marcadas por um embate no interior desse novo “campo” de relações, no qual havia
duas forças contrapostas: uma ciosa em manter o futebol restrito a essa elite educada
e europeizada; outra, favorável à abertura e à expansão desse campo ao resto da
sociedade. Objetivamente, tal confronto ganhou nome nos anos vindouros, opondo
de um lado os defensores do amadorismo, e de outro, os do profissionalismo no
futebol. Mas devemos observar que a lógica do amadorismo não pode ser
completamente abstraída do ambiente ideológico e do contexto cultural em que estava
absorvida. A defesa do amadorismo – explícita ou implicitamente – era a defesa de
um futebol não-negro, fechado às classes populares, circunscrito às elites urbanas.
O debate em torno do profissionalismo surge no final da década de 10,
mas torna-se uma questão central, a partir de 1923, quando o Vasco da Gama sagrase
campeão no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, um time composto em sua maioria
por jogadores mulatos, negros e de classe social inferior conquistou um título. Desde
1915, alguns jogadores recebiam dinheiro de sócios ricos dos clubes e, em 1917, os
clubes de Rio de Janeiro e São Paulo começaram a cobrar ingressos dos espectadores
que assistiam as partidas. Isso fez com que esse período fosse conhecido como
“profissionalismo marrom” ou “falso amadorismo”. No entanto, como até 1923 os
times campeões foram aqueles cujos jogadores eram majoritariamente amadores, o
problema do amadorismo marrom não incomodava tanto. A vitória de um time de
jogadores remunerados, ao contrário, provocou forte reação dos defensores do
amadorismo, que promoveram uma cisão no futebol do Rio de Janeiro, criando uma
liga à parte, excluindo o Vasco. Posteriormente, o Vasco foi reintegrado e a liga
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reunificada, mas o debate em torno do profissionalismo iria precisar de mais dez anos
para ser solucionado. Com a profissionalização em 1933, o futebol iria finalmente se
constituir num espaço onde os setores mais baixos da população podiam almejar um
emprego que não necessitasse de longos períodos de aperfeiçoamento pessoal, anos
de educação formal, funcionando, assim, em alguma medida como uma possibilidade
de ascensão socioeconômica.
Assim, as forças modernizantes conseguiram soltar as últimas amarras
contra a ampla popularização do futebol no país. No entanto, não podemos saber se a
adoção do profissionalismo isoladamente teria cumprido com sucesso essa tarefa.
Isto porque, nesse mesmo período, houve todo um trabalho de difusão e de criação
de um espaço naturalizado para o futebol no Brasil. Este foi um processo
conscientemente executado por certos agentes do universo esportivo e político e teve
como estratégia promover uma associação simbólica do futebol com contextos mais
totalizantes da realidade social brasileira: o Estado-Nação e o povo. Portanto, mais do
que uma questão restrita às mudanças na forma de organização (amadora ou
profissional) do esporte e sua difusão, o que estava se constituindo, a partir dos anos
30, era uma equação simbólica - que haveria de ter amplos efeitos sociológicos - entre
futebol e identidade nacional. Para entender esse processo, é preciso esboçar o contexto
social e as mudanças que se passavam no Brasil de então.
Os anos 30 marcam o fim da chamada República Velha e o início do
Estado Novo, liderado pelo presidente Getúlio Vargas. Esse período caracterizou-se
por forte centralização política e grande preocupação com o desenvolvimento nacional,
com a idéia de integração e com a fortificação da presença do Estado no papel de
promotor tanto do desenvolvimento econômico, quanto da integração nacional. Outro
aspecto do período Vargas foi a atenção dada às questões trabalhistas. A constituição
de 1934 assegurava uma série de garantias aos trabalhadores, como salário mínimo,
regulamentação da carga horária, direito à organização sindical, previdência social,
criação de uma instância jurídica especial para arbitrar os conflitos entre patrões e
trabalhadores, etc. Três anos mais tarde, Vargas promulga uma nova constituição,
influenciada, segundo alguns autores, no corporativismo de Mussolini e que expressava
a preocupação da época: promover no país a acomodação harmônica dos diferentes
grupos sociais, conquistando uma sonhada “unidade nacional” (DI TELLA apud
OUTHWAIT E BOTTOMORE, 1993).
Ao mesmo tempo, no campo intelectual, entre os cientistas sociais que
se propunham a pensar e explicar a sociedade brasileira, a década de 30 reservava
também uma nova forma de conceituar o Brasil. É importante notar que nesse mesmo
contexto e, curiosamente, no mesmo ano em que se instaurava o profissionalismo no
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futebol, o sociólogo Gilberto Freyre lançava o livro Casa Grande & Senzala, obra
que teria enorme influência na forma de representar, para si e para o mundo, a
sociedade brasileira. De fato, a partir da década de 30, o impacto da obra de Freyre
teve, como conseqüência, a gestação da noção de “democracia racial”, que se infiltrou
com grande força nos modelos de explicação da identidade nacional (FREYRE;
PIERSON; RODRIGUES; 1933, 1942, 1982). Nesta leitura, a miscigenação racial
(empiricamente observada) seria o resultado de uma norma harmônica, não
conflituosa (conceitualmente postulada), nas relações entre as raças formadoras do
complexo populacional brasileiro. Antes de Freyre, a miscigenação era tida pelo
discurso científico como o grande problema brasileiro. Na nova formulação, ela
aparecia como um aspecto positivo e vantajoso da nossa sociedade. Vê-se que, de
algum modo, as novas teorias sociológicas sobre o país se coadunavam com a
temática do nacionalismo do período Vargas. E seus conceitos básicos eram mistura
e integração.
É justamente neste contexto que presenciamos a ascensão do futebol.
Dos anos 30 aos 50, de fato, a popularização do futebol acelerou-se de modo notável,
efeito da profissionalização2
, mas, sobretudo, graças à atuação de setores da
intelectualidade e da imprensa, que ajudaram-no a se constituir num espetáculo de
massa e num elemento da cultura popular. Nesse aspecto, a participação de Mário
Rodrigues Filho foi central, pois foi ele quem inventou o jornalismo esportivo como
gênero no Brasil e fomentou o surgimento de um público de massa para o futebol,
através de sua atuação em vários jornais importantes do Rio de Janeiro (O Globo, O
Mundo Esportivo e Jornal dos Sports). Por esse canal, Mario Filho promoveu
continuamente eventos públicos em torno do futebol, participou de forma ativa do
debate sobre o fim do amadorismo e, em suas crônicas esportivas, passou a descrever
as partidas de futebol como verdadeiros épicos, onde estavam em jogo valores
humanos mais altos e não apenas disputas esportivas (LEITE LOPES, 1994). Mario
Filho foi um ardente defensor do profissionalismo, pois acreditava que este era “um
meio para levar à emancipação dos negros, condição necessária para a constituição
do futebol como esporte nacional”. Para ele, o profissionalismo não se tratava apenas
de uma questão econômica, mas do estabelecimento de uma relação de identidade
entre os jogadores e o público, unidos pela adesão a um mesmo projeto de
emancipação social pelo esporte. Foi ele também o principal responsável pela
construção do estádio do Maracanã, erguido no Rio de Janeiro especialmente para
sediar a Copa do Mundo de 1950. De dimensões grandiosas, o Maracanã havia sido
construído, segundo Mario Filho, “para exaltar o amor do brasileiro pelo futebol”.
O estádio ganhou o nome do jornalista em 1966, ano de sua morte. Personagens
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como Mario Filho, e no seu rastro, todo um setor da vida intelectual brasileira,
sobretudo jornalistas e cronistas, acabaram por transformar o futebol num esporte
intimamente próximo dos gostos e das expectativas do povo. Como observa Leite
Lopes (1994), essa nova forma de comunicação com as classes populares através
do futebol logo é aproveitada na linguagem do corporativismo do Estado Novo. As
maiores intervenções públicas do presidente Vargas, dirigidas aos trabalhadores,
aproveitando a popularidade adquirida pelo futebol, aconteceram no estádio de São
Januário (de propriedade do clube Vasco da Gama e, até 1950, o maior estádio do
Rio de Janeiro). Foi ali, por exemplo, que o governo anunciou a adoção do salário
mínimo, em 1940.
Ao mesmo tempo, intensificava-se a presença do Estado como regulador
e promotor da atividade esportiva. Em 1942, os clubes de futebol são atrelados ao
Governo Federal, como parte do programa centralizador e estatizante do Presidente
Vargas. A Lei nº 3.199 de 14 de abril de 1941 criou o Conselho Nacional de Desportos
(CND), com o objetivo de “orientar, fiscalizar e incentivar a prática de desportos no
país”. A criação do CND revela que o futebol era tido como aspecto relevante aos
olhos dos dirigentes da nação. Por outro lado, o CND era uma entidade governamental
não identificada com os clubes (instituições de direito privado sem finalidade
lucrativa), e sua missão era servir aos interesses políticos do governo. Até a
Constituição de 1988 - que extinguiu o CND - a estrutura da organização do futebol
no Brasil foi a seguinte: os clubes eram organizados em federações regionais; e as
federações eram supervisionadas e submetidas às regras da Confederação Brasileira
de Desportos (CBD e, após 1979, Confederação Brasileira de Futebol, CBF). Todas
estas entidades eram executivas e o CND, a entidade normativa. Na prática, porém,
o CND era também uma entidade executiva, tendo poder de intervenção nas
federações e clubes sempre que julgasse necessário.
No mesmo período, a atuação desses jornalistas e intelectuais faz surgir
e começa a difundir a idéia de que existe um “estilo” próprio de jogar futebol no Brasil.
E que esse estilo expressaria determinados traços do “caráter” ou do “espírito”
brasileiro, sobretudo a idéia de harmonia, de um ajuste bem feito entre elementos
europeus e africanos, brancos e negros (GORDON, 1996). Daí a idéia de que o
futebol brasileiro se manifesta em campo como uma espécie de “dança” e que expressa
características tais como malícia, arte, musicalidade, ginga e espontaneidade.3
O
próprio Mario Filho escreve O negro no futebol brasileiro para mostrar como tais
características são uma contribuição de negros e mestiços ao futebol. Nesta obra, o
jornalista credita ao futebol o papel de integrar negros e mestiços na sociedade,
funcionando como mecanismo de democratização das relações sociais.
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Assim é que o futebol brasileiro – tal qual a sociedade brasileira –
começava a ser visto como um resultado positivo da mistura racial. Tal característica
seria o principal vetor da integração e elemento novo, capaz de fazer o país “dar
certo”. Mecanismo de integração e democratização racial, expressão de um “estilo”
representado como um produto da mistura de raças (isto é, definidor de uma
identidade), microcosmo da sociedade e da nação: o futebol torna-se tudo isso ao
longo das décadas de 30 e 50. Metáfora poderosa, pois transcende os limites do
campo acadêmico e intelectual (onde foi gerada), para se tornar uma ideologia
amplamente difundida e absorvida pelo senso comum.
Particularmente durante as Copas do Mundo (inicialmente com a derrota
em 1950, mas depois com as seguidas vitórias de 58, 62, 70), foi possível enxergar
com bastante clareza a eficácia desta metáfora e do amálgama que se construiu entre
“identidade, Nação e futebol”. Transformado em universo metafórico da Nação (a
pátria de chuteiras), o futebol brasileiro tinha, junto com a seleção, a tarefa de expor
ao mundo a suposta grandiosidade do país: tratava-se não apenas de conquistar títulos,
mas de buscar “um lugar entre as nações” (GORDON; VOGEL; 1996 e 1995,
1982).Quando o futebol brasileiro finalmente sagrou-se campeão do mundo, o país
vivia um momento de otimismo e euforia, numa nova fase de crescimento econômico
e industrialização. Foi um período de intensa revitalização cultural, em que as temáticas
nacionalista e integracionista se faziam sentir em diversos níveis: desde a construção
da nova capital federal pelo presidente Juscelino Kubitschek (Brasília, situada em
meio ao Planalto Central, região ainda pouco povoada naquela época), até as
manifestações artísticas como Cinema Novo, Bossa Nova e manifestações diversas
da arte popular. As duas conquistas seguidas e irretocáveis dos brasileiros, construídas
basicamente com o talento de jogadores negros (como Pelé) e mestiços (como
Garrincha) representaram (ou seja, foram socialmente construídas e afirmadas
discursivamente pelos brasileiros como sendo) a ressurreição e supremacia do futebol
artístico (derrotado em 50), com ginga e samba, a vitória da arte sobre a força, da
intuição e da espontaneidade sobre a razão, da magia sobre a tecnologia, enfim, a
vitória do futebol e da nação que se harmonizaram através da mistura de suas diferenças.
Portanto, a transformação do futebol em “esporte nacional” foi produto
de um processo histórico realizado por agentes do universo cultural, político e
esportivo, tendo como base uma forte presença do Estado e das idéias nacionalistas.
Nesse período, a idéia de “modernizar” o futebol não significava apenas ultrapassar
o elitismo amadorista que vigorou nas duas primeiras décadas do século, mas,
sobretudo, associar o futebol a domínios mais inclusivos da realidade social brasileira:
o Estado Nacional e o povo.
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A “crise” do futebol brasileiro e a dramatização na mídia
Entre os anos 60 e 70, o futebol brasileiro encontrava-se no apogeu. A
seleção conquistara as Copas de 58, 62 e 70, e o Santos - com Pelé - venceu
consecutivamente a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 1962
e 1963. O público afluía aos estádios para ver os grandes espetáculos. Futebol e
torcedores viviam uma espécie de “lua de mel”. A final do campeonato carioca de
1963, por exemplo, atraiu 177.020 pagantes para o Maracanã, recorde oficial de
público em partidas entre clubes. Em novembro de 1969, Pelé marcou o milésimo
gol, consolidando seu lugar como o maior jogador de futebol de todos os tempos. A
supremacia brasileira no futebol parecia inquestionável.
Em 1967, um campeonato, envolvendo os cinco maiores estados do
Brasil, substituiu o tradicional torneio Rio/São Paulo, disputado desde 1950. Em 1969,
foi criada a Loteria Esportiva, a fim de gerar recursos necessários para alguns
programas governamentais. Em 1971, dentro do novo projeto de integração nacional
do governo que se instaurara em 1964, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD)
organizou um campeonato com clubes da maioria dos estados do país, hoje conhecido
como Campeonato Brasileiro.
No início dos anos 70, foram construídos vários estádios com capacidade
para mais de 70 mil (alguns para mais de 100 mil), de acordo com dados da CBF. É
o caso do Morumbi, em São Paulo, o Rei Pelé, em Maceió e o Castelão, no Ceará.
Nessa época, o país, sob o regime militar, atravessava um período de otimismo
econômico que ficou conhecido como o “milagre brasileiro”. A propaganda oficial,
estimulando o ufanismo, lançava lemas e palavras de ordem, tais como “Brasil, País
do Futuro” e “Brasil, Ame-o ou Deixe-o”. O futebol, pela grande popularidade, parecia
ser um meio eficaz para o governo transmitir suas mensagens. A principal delas:
reforçar a idéia de um país integrado através do futebol. Uma marchinha veiculada em
todos os meios de comunicação, nos meses da copa do mundo, dizia: “noventa milhões
em ação, pra frente Brasil, do meu coração/ De repente é aquela corrente pra frente/
parece que todo o Brasil deu a mão/ Todos unidos na mesma emoção, tudo é um só
coração/ Todos juntos vamos, pra frente Brasil/ salve a seleção.”
No entanto, a partir de meados dos anos 70 (após a derrota na Copa de
1974), a imagem do futebol brasileiro começa a apresentar alguns sinais de desgaste4
. Do
ponto de vista da estrutura organizacional, o germe da crise que estava para emergir já era
aparente, por exemplo, na falta de autonomia dos clubes, na política de alianças entre as
federações e as pequenas ligas e num calendário incapaz de acomodar dois campeonatos
longos: os regionais e o Brasileiro. Enquanto isso, na Europa, uma reorganização do futebol
avançava, conduzindo a gestão do esporte em moldes mais empresariais.
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.
Em 1975, a situação agravou-se com a aprovação, pelo Congresso
Nacional, da Lei nº 6.251 que, entre outras medidas, institucionalizava o voto unitário
nas federações e confederações. Aparentemente moderno e democrático, esse sistema
se transformou em um poderoso instrumento de barganha política, dando às ligas do
interior o poder de controlar as federações. Com o advento do voto unitário, as
federações e a CBD organizaram campeonatos em que participavam diversos clubes
pequenos ou sem expressão no cenário futebolístico do país. Esses campeonatos
longos - e com grande quantidade de jogos de pouco interesse - resultaram em fracassos
financeiros para os grandes clubes.
Em 1978, por exemplo, a CBD organizou um Campeonato Brasileiro
com 74 clubes de todos os estados e, em 1979, com 94 clubes. A média de público
caiu dramaticamente (10.615 em 1978 e 9.137 em 1979, a menor da história). Por
volta desse período, o jornal O Globo publicou uma série de artigos e debates com
jornalistas, dirigentes e técnicos de futebol para tratar de “A Decadência do Futebol
Brasileiro” (O Globo, de 17/09/78 a 22/09/78). Os títulos destes artigos são reveladores:
a) “Os torcedores, desencantados, abandonam o estádio”; b) “Jogos ruins, vaias,
esta é a rotina”; c) “Em busca do lucro, como uma empresa”; d) “Uma reforma
estrutural: a única solução”; e) “Politicagem: aqui está o principal problema do futebol
segundo especialistas”. Analisando-os, é possível perceber uma tensão entre dois
discursos, ou duas éticas distintas: uma “tradicional”, baseada em troca de favores,
relações interpessoais e amadorismo na administração, e uma outra “moderna”,
reivindicando profissionalização dos dirigentes, leis impessoais e uma visão empresarial.
Alguns anos antes, a imprensa já refletia essa tensão em reportagens
cujos títulos também eram expressivos: “Futebol S.A.: a falência de uma empresa”
(Jornal do Brasil, 10/07/74); “Por todo o país, um futebol em falência” (Estado de
São Paulo, 28/07/74); “Um futebol que já foi tricampeão é hoje um futebol em crise”
(Estado de São Paulo, 25/08/74); “A crise do futebol” (O Globo, 16/02/75); “Fora
do campo, um futebol que é rei só na incompetência” (Visão, 04/08/75); “São Paulo:
da associação com a Coca-Cola pode surgir até um supertime” (Estado de São Paulo,
24/06/76); “A estrutura de um futebol em decadência” (Estado de São Paulo, 30/08/
76); “Havelange prevê o fim do futebol sem o apoio da publicidade” (Jornal do Brasil,
10/11/76) e “Futebol do Brasil S.A.” (Veja, 10/09/78). Nestes artigos, a reivindicação
para a modernização administrativa já ganhava expressão e as referências ao futebol
como empresa eram sintomas do que estava ocorrendo na Europa.
Mas eles também expressavam uma preocupação com o aumento da
violência nos estádios. A crescente urbanização e o crescimento populacional nas
cidades, promovidos nas décadas anteriores, tiveram o efeito de alterar as formas de
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/
sociabilidade e a geopolítica dos centros urbanos. Nos anos 70, a maioria das grandes
cidades apresentava um anel urbano periférico, povoado majoritariamente pelas classes
economicamente desfavorecidas, facilitando o surgimento de clusters de marginalidade
e criminalidade. No mesmo período, foram surgindo as chamadas “torcidas
organizadas”, organizações de torcedores oriundos de uma mesma região ou bairro
da cidade que visavam expressar distintivamente um determinado estilo de vida e de
comportamento comum. O aumento da violência tem sido relacionado ao aparecimento
e difusão dessas torcidas (TOLEDO; MURAD; 1994, 1996).
A era de ouro do futebol parecia ter chegado ao fim, e o meio esportivo
já esboçava diagnósticos da crise. Ela foi descrita como resultado de uma série de
fatores interrelacionados que, se não combatidos, conduziriam ao colapso do futebol
brasileiro. Os analistas destacavam problemas de ordens diversas, mas muitas vezes
sobrepostas, que podemos esquematizar, brevemente. De ordem econômica: fracasso
financeiro dos clubes, campeonatos deficitários, empobrecimento da população: tudo
isso relacionado, de modo geral, ao fim do período do “milagre” econômico, ao
adensamento da recessão no final dos anos 70, à inflação, enfim, ao que os economistas
passaram a denominar de “a década perdida da economia brasileira”. De ordem social:
aumento da violência e da insegurança nos estádios. De ordem político-administrativa:
a interferência do Estado, através de uma legislação esportiva que não dava autonomia
aos clubes e federações; os interesses pessoais e políticos dos diretores das federações,
da CBF e de alguns clubes; o paradoxo de haver dirigentes amadores administrando
uma atividade cada vez mais profissional e comercial. De ordem técnica: a falta de
grandes craques das décadas passadas (como Pelé, Garrincha, etc.), associada ao
êxodo dos melhores jogadores em atividade para o exterior, tendo em vista o
empobrecimento dos clubes. Tudo isso se refletia no progressivo afastamento dos
torcedores dos estádios.
Os problemas se sucediam e, como resposta à crise e na tentativa de
superá-la, foram surgindo mudanças na forma de apresentação do espetáculo. Em
1977, por exemplo, as placas de publicidade foram introduzidas ao redor dos campos.
O dinheiro gerado era dividido entre os estádios e as federações. O futebol entrou
também na era da televisão, com a transmissão de jogos em videoteipe. No entanto,
os clubes não recebiam dinheiro pelas transmissões. Em 1983, a publicidade nos
uniformes foi vista pela primeira vez. Esta foi uma tentativa mais radical de solucionar
o déficit financeiro dos clubes – que, a cada ano, tornava-se mais expressivo. A
mudança, inicialmente, causou reação nos torcedores, já que mexia num aspecto tido
como “sagrado” do espetáculo (atualmente é encarada com naturalidade). Mas como
a queda de público aumentava e os clubes arrecadavam muito pouco com as bilheterias,
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a venda de jogadores para o exterior tornou-se a saída mais imediata para resolver
seus problemas financeiros. Após 1982, iniciou-se um êxodo maciço de jogadores
para a Europa, o que contribuiu para desencantar ainda mais os torcedores. A
partir de 1987, iniciaram-se as transmissões ao vivo, gerando mais uma polêmica
sobre o esvaziamento do público nos estádios e sobre as compensações financeiras
dos contratos assinados pelos clubes com a televisão.5
Com o fim do regime
militar e o começo da redemocratização em 1985, o país começou a repudiar
algumas das idéias que definiram o período anterior, tais como “planejamento”,
“centralização”, “vontade nacional” (LESSA, 2000), como se a experiência
desenvolvimentista e nacionalista fracassada se devesse antes aos seus fins do
que a seus meios. Mas o país acabava de sair de uma ditadura, traumatizado pelo
desmesurado poder estatal, ansiando por liberdade. Daí que, na falta de um projeto
unificado das forças democráticas, a estratégia política possível foi a de rejeitar
todo o projeto anterior. Nesse sentido, para alguns especialistas, era preciso
aplicar esse mesmo raciocínio anti-estatal ao domínio do esporte, reformulando a
legislação esportiva que teve suas origens na era Vargas e foi reforçada durante o
regime militar (1964-1985). A estrutura do futebol, regulada pela legislação
esportiva de 1975, permanecia inalterada desde então e era considerada por alguns
“um reduto de reacionários”.6
Note-se que até 1990 foram elaboradas duas leis
gerais regulando a organização dos esportes no país: o Decreto-Lei nº 3.199, de
1941, e a Lei nº 6.251, de 1975, regulamentada pelo Decreto-Lei nº 80.288, de
1977. Ambas foram estabelecidas durante regimes autoritários, centralizadores, o
que explica a forte interferência do Estado na organização de clubes, federações e
CBF; o impedimento à profissionalização dos dirigentes; e nenhuma autonomia
para que os clubes organizassem os campeonatos.
A pressão para a transformação da legislação esportiva foi ganhando
maior espaço na mídia e na sociedade, sendo vista como um passo imprescindível
para o sucesso administrativo do futebol brasileiro. Em 1990, o Presidente da República
convidou o ex-jogador Zico para assumir a Secretaria Nacional de Esportes - órgão
recém-criado pelo Presidente, com status de ministério. O trabalho mais conhecido
de Zico, como secretário, foi a elaboração de um projeto de lei que visava à
transformação radical da legislação esportiva, não só concedendo autonomia para
clubes e federações, como também permitindo a profissionalização dos dirigentes e
extinguindo a Lei do Passe. Após várias modificações devido ao lobby de dirigentes e
políticos, o “Projeto Zico” - como ficou conhecida a lei - foi finalmente aprovado no
Congresso Nacional e normatizado na Lei nº 8.672, sancionada pelo Presidente da
República em 6 de julho de 1993. Apesar das emendas, a “Lei Zico” alterou
6 5
7 ( (
1
sensivelmente a forma de organização dos clubes.7
Atualmente existem condições
legais para os clubes se estruturarem de forma profissional.
Ao contrário do período que analisamos anteriormente, as mudanças
propostas para solucionar os males do futebol buscam reduzir cada vez mais a presença
do Estado e facilitar a transformação dos clubes (ou de seus departamentos de futebol)
em empresas com finalidades lucrativas. Hoje, alguns agentes do universo esportivo,
ao contrário das décadas de 30 a 50, acreditam que o futebol não é uma questão de
Estado, mas de mercado.
Porém, as mudanças não trouxeram os resultados almejados. Pelo
contrário, as relações comerciais entre os clubes, a CBF e as empresas patrocinadoras,
que seriam solução, tornaram-se elas próprias parte da crise e, hoje, estão no centro
das investigações do Congresso sobre corrupção e má gestão no futebol. Mesmo
após a conquista da Copa de 94 e de outros resultados internacionais importantes
durante os anos 90, os problemas envolvendo o futebol brasileiro permanecem,
mantendo a palavra “crise” na pauta da imprensa esportiva. É interessante notar que
um dos principais parâmetros de definição da crise - a queda de público - é um
fenômeno menos constante (e mais complexo) do que a imprensa e os cronistas
esportivos sempre fizeram crer (HELAL, 1994, 1997). A queda de público do principal
campeonato do país, longe de ser homogênea, apresenta flutuações significativas,
que indicam tratar-se de um fenômeno conjuntural. Além disso, nos parece
problemático mensurar o interesse (ou desinteresse) dos torcedores avaliando as médias
de público, uma vez que o número de torcedores que freqüentam os estádios é sempre
menor do que o de torcedores que acompanham os campeonatos apenas através dos
meios de comunicação. Os índices de audiência das televisões demonstram que o
futebol atrai mais a atenção dos telespectadores do que a grande maioria de programas
transmitidos.
Portanto, se a queda de público não é tão dramática e constante quanto
pensávamos; se o futebol brasileiro conquistou importantes títulos internacionais nos
anos 90, incluindo Libertadores de América, Mundiais Interclubes e Copa do Mundo
(chegando a duas finais consecutivas, fato que não ocorria desde 1962); se vem
revelando ótimos jogadores, reconhecidos internacionalmente (alguns alcançando o
troféu de melhor do mundo pela FIFA), como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho
Gaúcho; se os clubes e a CBF passaram a fazer contratos de patrocínio com empresas
nacionais e estrangeiras e se continua-se a falar de crise, isso parece indicar que ela
tem uma natureza mais problemática do que pensávamos, escapando a definições
simples. Devemos chegar à conclusão de que a crise é mais uma representação social
do que um fenômeno que se possa delimitar concretamente.
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O futebol brasileiro no século XXI
Não queremos dizer com isso que não haja problemas com o futebol
brasileiro, nem que o descrédito a que chegaram as instituições e os dirigentes seja
apenas ilusão de ótica. O que observamos é que tais fatos sempre estiveram, em
uma medida ou outra, presentes na história do futebol brasileiro e, nem por isso e
nem sempre, enfatizou-se a crise. É preciso refletir sobre ela, vendo-a como uma
representação ou um discurso que aparece em certos momentos muito particulares,
quando está em curso a construção (ou reconstrução) de um espaço naturalizado
para o futebol na nossa sociedade. Em outras palavras, a crise manifesta-se em
certos momentos chave no processo de construção social do futebol. Atualmente,
vivemos um desses momentos. Há uma nova formulação em curso que acompanha
as mudanças por que passa a sociedade. Na maioria das vezes, tal formulação aparece
sob o rótulo não muito esclarecedor da “modernização” (adoção de uma ética
profissional e de mercado), que os especialistas e os agentes do universo do futebol
apresentam como solução para a crise. Por outro lado, essa ética não pode deixar
de levar em consideração os aspectos mais românticos, amadores e passionais que
permeiam este universo. A tensão entre a persistência de uma visão tradicional
(romântica) e a tendência à modernização administrativa tornou-se um elemento
importante para a compreensão do futebol no Brasil. Em geral, espera-se que a
conciliação entre esses dois aspectos conduza o futebol brasileiro, outra vez, a uma
fase dourada. No entanto, a própria idéia de “modernização” precisa ser
problematizada, pois ela nem sempre significou a mesma coisa.
Se, no início dos anos 30, as forças “modernizantes” defendiam a
profissionalização dos jogadores como solução para libertar o futebol de uma “crise”,
hoje a tendência é no sentido da profissionalização dos dirigentes e na adoção do
modelo denominado futebol-empresa. Esses dois movimentos são muitas vezes
considerados como etapas de um único processo de modernização do esporte. Porém,
queremos notar que se trata de processos basicamente diferentes; em certo sentido,
antagônicos em seus propósitos. A modernização pela profissionalização dos jogadores,
que defendia Mario Filho, não prescindia da interferência do Estado como promotor
do esporte e visava enfatizar aspectos “tradicionais”, criando contextos de
“sacralização” dos times e dos ícones relacionados (camisas, bandeiras, narrativas
quase míticas dos jogos). Hoje, o sentido de modernização contido na idéia de
profissionalização dos dirigentes é distinto. Trata-se de alijar o Estado das decisões
que concernem ao futebol, entregando tal incumbência ao capital privado (futebolempresa).
Ao mesmo tempo, dessacralizam-se vários elementos (o estádio, a camisa,
os próprios clubes, cujos nomes começam a se fundir com o de empresas, tal como
6 5
7 ( (
o Palmeiras-Parmalat, transformando-se em suportes mercantis), submetendo-os à
lógica do mercado e do lucro, como se o futebol fosse mais um produto ou uma
commodity, da qual se incumbirá plena e satisfatoriamente o marketing. A modernidade
das décadas 30-50 significava uma expansão do Estado sobre o campo do futebol. A
modernidade das décadas 80-90 significa uma retração do Estado e uma expansão do
mercado sobre esse setor.
Mas a questão é mais complexa: para solucionar a “crise” da década de
30 e abrir o futebol para seu período “de ouro”, a simples adoção do profissionalismo
talvez não tivesse sido suficiente. Para transformar o futebol no esporte nacional foi
necessário todo um processo, realizado por agentes intencionalmente orientados, que
tinham uma determinada concepção de qual deveria ser o lugar do futebol em nossa
sociedade. Esse processo pode ser caracterizado como uma aproximação e associação
do futebol com figuras mais inclusivas e totalizantes da realidade social: o país, a
Nação, o povo. O projeto atual para o futebol não fala mais desse vínculo, mas, ao
mesmo tempo, se ressente da sua perda. Eis o grande paradoxo da chamada “crise”.
De fato, tem-se a impressão de que, muitas vezes, os agentes do universo
futebolístico não conseguem ver claramente que o “país do futebol” não é uma realidade
natural, mas uma construção social que dependeu de uma conexão ad hoc do futebol
com instâncias mais totalizantes da vida social. À medida que se coloca a ênfase do
futebol como um produto a ser consumido num mercado de entretenimento cada vez
mais pulverizado e diversificado, sem um projeto que o articule a tais instâncias mais
inclusivas, o que se consegue é esgarçar cada vez mais o vínculo estabelecido antes. A
metáfora perde a força. E ficamos com a sensação de que algo falta. Talvez aí esteja
localizada, verdadeiramente, a crise.
Por certo, esses fatos refletem as mudanças por que passa o país na
chamada era da globalização.8
A dificuldade em manter os nexos do futebol com a
identidade nacional não é só um problema de falta de perspectiva histórica dos agentes.
Na verdade, a própria idéia desses domínios totalizantes é o que se enfraquece na
globalização. É curioso que, no mesmo período em que detectamos o início da crise,
assistimos também ao início do declínio da idéia de Estado e Nação como definidores
das identidades coletivas. Muitos cientistas políticos anunciam que o país “chegou ao
fim da Era Vargas”. O que querem dizer com isso? Que estamos num momento de
redução do poder do Estado, de esvaziamento da idéia de Nação e do projeto nacionalista
e corporativista. A idéia de globalização traz em si a negação dos Estados-Nacionais
e a fragmentação das identidades. Não se enfatiza mais a pertinência das pessoas a
uma Nação, mas a grupos étnicos, de gênero e, sobretudo, a grupos que se definem
basicamente pelo consumo. Ao mesmo tempo, observamos fragmentação de produtos,
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serviços e bens de consumo, que acompanham e visam atender essa pulverização das
identidades em setores de consumo.
A transformação do futebol num produto ratifica sua dissociação com
domínios mais totalizantes e coloca-o num meio em que passa a fazer parte de uma
miríade de produtos de entretenimento (e de consumo), no meio de tantos outros
(com a difusão das redes de televisão, o aumento da produção de mídia) disponíveis
no mercado. No entanto, grande parte dos agentes do mundo do futebol crê que essa
transformação será capaz justamente de reconduzir o futebol a seu posto de esporte
nacional. Eis o paradoxo da crise.
Se o futebol esteve longamente associado à integração e ao nacionalismo
(enfim, à identidade brasileira), o que acontece quando na contemporaneidade, a ênfase
recai sobre a diferença, a pulverização das identidades, a fragmentação? Se o futebol
foi basicamente um mecanismo integrador: o que acontece quando não há mais o que
integrar? Qual será o futuro do futebol no Brasil? Sucumbirá na pós-modernidade,
deixando patente que pertenceu, de fato, à modernidade e, em certa medida, ajudou a
construir essa modernidade no Brasil? Ou sobreviverá, anunciando que essa pósmodernidade
jamais poderá ser plena, pois necessitamos viver sob o signo da
nacionalidade, da identidade cultural, da integração do país em um só povo, uma só
nação, “como se todo o Brasil desse a mão em um só coração”?
De qualquer modo, compreender as mudanças em curso no universo
do futebol do século XXI significa lançar os olhos sobre o que está sendo e o que
poderá vir a ser a sociedade brasileira, bem como o Brasil enquanto Nação, no contexto
de um mundo que se pretende globalizado.
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